Bruxelas quer redução das emissões em 90% até 2040

A meta de 2040 é a próxima fase para atingir a neutralidade destas emissões até meados do século

8 de fevereiro, 2024
Bruxelas quer redução das emissões em 90% até 2040
O objetivo desta nova meta é tornar a União Europeia (UE) o primeiro continente com impacto neutro no clima até 2050.
Na comunicação divulgada pela Comissão Europeia, que antecede a proposta, Bruxelas estipula algumas «condições políticas favoráveis que são necessárias para atingir o objetivo de 90%».

Entre elas estão a plena aplicação de metas como a da redução das emissões poluentes em, pelo menos, 55% até 2030, a garantia da competitividade da indústria europeia, a criação de condições de concorrência equitativas com os parceiros internacionais e ainda a concretização de um diálogo estratégico sobre o quadro pós-2030, nomeadamente com a indústria e o setor agrícola, numa altura de intensos protestos dos agricultores em toda a UE.

Esse objetivo implica, ainda, políticas sociais e a descarbonização da indústria e dos setores da energia e dos transportes, de acordo com a Comissão Europeia.
«Temos de nos apoiar mais firmemente em duas pernas: um clima seguro e saudável para todos e uma economia forte e resistente, com um futuro brilhante para as empresas e uma transição justa para todos», disse Wopke Hoekstra, comissário europeu para a Ação Climática.

Dadas as eleições europeias de junho de 2024, a proposta legislativa sobre esta matéria caberá à próxima Comissão Europeia, devendo depois ser acordada com o Parlamento Europeu e os Estados-membros no Conselho, tal como exigido pela legislação da UE em matéria de clima, acrescenta a instituição, sendo apenas sugerido agora um objetivo intermédio.