Até 2050 mais de 80% da energia consumida será renovável

Energia solar e eólica lideram produção mundial

13 de março, 2024
Até 2050 mais de 80% da energia consumida será renovável
Os dados constam do relatório «Low Emissions Scenario», elaborado pela Statkraft, a maior produtora europeia de energias renováveis e líder de mercado em Power Purchase Agreements (PPA). O documento indica que, até 2050, mais de 80% da energia consumida no mundo será renovável.
Já a produção de energia solar e eólica deverá aumentar em 22 vezes e 8 vezes, respetivamente.

O consumo de energia mais do que duplicará até 2050, com 82% da mesma a ser proveniente de fontes renováveis, sendo a energia solar e eólica as protagonistas. Esta é uma das principais conclusões do relatório «Low Emissions Scenario», elaborado pela Statkraft, 

Na nova edição do estudo, os especialistas da Statkraft salientam que a produção mundial de eletricidade em 2050 será dominada pela energia solar e eólica, assim como pela bioenergia e energia hídrica, que contribuirão para uma redução significativa de 77% nas emissões de dióxido de carbono (CO2) em comparação com os níveis de 2021. 

Neste cenário, a energia solar poderá registar um aumento de 22 mil terawatts por hora (TWh) anuais até 2050. Paralelamente, o estudo prevê que a energia eólica onshore venha a registar um crescimento de oito vezes, atingindo, aproximadamente, os 12.500 TWh, viabilizado por investimentos mais elevados no setor.

Impulsionada pela eletrificação e fontes limpas, como o hidrogénio e a bioenergia, e investimentos crescentes em eficiência energética, a redução global de emissões de CO2 antevista pelo «Low Emissions Scenario» permitirá a criação de sinergias capazes de catapultar a descarbonização, apesar do progresso económico e do aumento populacional global.

Aceda ao relatório aqui.