Enerxétika recebeu 5300 visitantes de Portugal e Espanha

Certame já é um marco do setor da energia na Península Ibérica

18 de abril, 2024
Enerxétika recebeu 5300 visitantes de Portugal e Espanha
A Feira Internacional de Galiza ABANCA encerrou as portas da quarta edição da feira de energia Enerxétika e da primeira edição da exposição de serviços municipais ExpoMunicipal. Um duplo certame que recebeu 5.300 visitantes de Espanha e Portugal.
Estes participantes puderam ver as últimas inovações apresentadas por 520 empresas expositoras de 24 países dos setores energético e municipal, representadas por 181 expositores diretos de Espanha, Portugal, Andorra, França, Itália, México, Israel e República Checa. Estes expositores incluíam muitas das empresas mais importantes dos respetivos setores e ocuparam os dois pavilhões principais do centro de exposições.

Por outro lado, os seus programas incluíram quase uma centena de conferências nas quais participaram 120 especialistas de diferentes áreas, bem como muitas outras propostas, como espaços de inovação, demonstrações, workshops e áreas informativas.

Os participantes consideraram uma boa ideia a realização de duas feiras paralelas centradas em setores-chave e capazes de criar sinergias, o que lhes confere um grande potencial e expectativas para o futuro. Além disso, manifestaram também aos organizadores a aptidão da ExpoMunicipal para ultrapassar as fronteiras da Galiza e alcançar uma dimensão nacional.

Enerxétika 2024

A quarta edição da feira Enerxétika, apoiada pela Xunta de Galicia através da Consejería de Economía, Industria y Innovación, contou com a presença de 270 empresas de 17 países, das quais 110 eram expositores diretos de Espanha, Portugal, França, México e Israel. Entre elas, empresas de energias convencionais e renováveis e dos setores da eficiência energética, mobilidade sustentável, materiais e equipamentos para instalações, eletrónica industrial e serviços.

A Enerxétika 2024, que contou com o patrocínio da Red Eléctrica, incluiu um programa atrativo em que as conferências foram um elemento-chave. Foram cerca de 70, agrupadas em 27 conferências, que se debruçaram sobre temas como o armazenamento de energia e a transição energética na Galiza, a biomassa como oportunidade estratégica para a Galiza, a política energética em Portugal, o mercado elétrico chileno, o hidrogénio verde, a reabilitação energética integral de edifícios, a mobilidade elétrica, as instalações de autoconsumo ou a energia geotérmica, entre muitos outros.

Além disso, o programa incluiu mais uma vez o SIE, o Salão de Inovação Energética, um espaço que se centra na apresentação de projetos inovadores no domínio da sustentabilidade, da eficiência e das energias renováveis, que nesta ocasião apresentou 11 projetos. Realizaram-se também importantes encontros setoriais de entidades que optaram pela feira para se reunirem e realizarem diversos eventos.

Para além disso, a feira acolheu uma grande área informativa centrada nos diferentes tipos de energia e na eficiência energética. Incluía áreas temáticas com demonstrações, atividades, painéis informativos e espaços de projeção, tanto para aprender sobre a energia em geral como para conhecer as medidas de poupança e eficiência energética aplicadas ao nosso quotidiano. Desenvolveu também um programa específico para o público escolar.

Outra proposta interessante para o público em geral foi a possibilidade de testar veículos elétricos, híbridos e a hidrogénio de marcas prestigiadas.