Certificados energéticos: sessão sobre plataforma XMLSCE e ferramenta de cálculo

Sessão online decorre a 10 de março das 14h30 às 18h30

27 de fevereiro, 2023
Certificados energéticos: sessão sobre plataforma XMLSCE e ferramenta de cálculo
Sessão online decorre a 10 de março das 14h30 às 18h30 e destina-se a peritos qualificados do SCE, de categoria I, candidatos a peritos qualificados do SCE, categoria I, e todos os técnicos que pretendam aplicar o Decreto-Lei n.º 101-D/2020 a edifícios do tipo habitação com recurso às folhas de cálculo do Itecons.
Evento é organizado pelo Itecons - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade.

Iniciativa vai apresentar a Ferramenta de Cálculo de Aplicação do HAB e a Plataforma de Criação e Gestão de XML, destinadas à emissão de Certificados Energéticos de edifícios de habitação.

A emissão de um Certificado Energético (CE) de Edifícios Habitação implica, após efetuada toda a caraterização e cálculos necessários à determinação da classe de desempenho energético, o preenchimento de um vasto conjunto de elementos adicionais, e transcrição de dados da ferramenta de cálculo utilizada, no portal da ADENE – Agência para a Energia.

O Itecons pretende nesta sessão fazer a apresentação da Ferramenta de Cálculo de Aplicação do Decreto-Lei n.º 101-D/2020 de 7 de dezembro para edifícios do tipo habitação, onde será preenchida toda a informação necessária à emissão do Certificado Energético, com a qual poderá ser gerado um ficheiro XML, através da Plataforma de Criação e Gestão de XML, desenvolvida pela Flor-de-Utopia, passível de ser importado no portal da ADENE (na área de acesso reservado a Peritos Qualificados do SCE), fazendo o preenchimento automático da quase totalidade dos campos necessários à emissão do CE.


Objetivos

São vários os objetivos desta ação, a começar pelo preenchimento manual do vasto conjunto de dados necessários introduzir no Portal da ADENE com vista à emissão de um Certificado Energético (CE) do tipo Habitação, ao implicar uma duplicação de trabalho, uma vez que parte dos dados terão sido já previamente inseridos numa ferramenta de cálculo, induz a uma forte probabilidade de erro na cópia desses mesmos dados.

Para além disso, a verificação manual de requisitos, no caso dos edifícios novos, nomeadamente ao nível dos vãos envidraçados obriga à realização de um vasto conjunto de cálculos adicionais. Pretende-se assim nesta sessão apresentar a Ferramenta de Cálculo de Aplicação do Decreto-Lei n.º 101-D/2020, aplicável a edifícios do tipo habitação (responsabilidade técnica do Itecons), a qual está preparada para fazer, de forma automática, e sempre que aplicável, a verificação de requisitos mínimos e energéticos. Permite ainda, à semelhança das versões anteriores, a análise técnico-económica de medidas de melhoria.

A folha encontra-se estruturada para permitir gerar, para além do XML, o Relatório de Peritagem necessário à emissão do CE. Pretende-se também apresentar a Plataforma de Criação e Gestão de XML (desenvolvida pela Flor-de-Utopia), que possibilitará, para além da criação dos ficheiros XML, a gestão dos mesmos, permitindo ao utilizador, em qualquer altura, pesquisar processos efetuados anteriormente, entre outras funcionalidades.

Para além da apresentação destas ferramentas, pretende-se passar aos participantes conhecimentos teóricos e práticos (ao nível do funcionamento e manuseamento das ferramentas), que lhes possibilitem tirar o máximo proveito das mesmas.

A Ferramenta de Cálculo de Aplicação do Decreto-Lei n.º 101-D/2020 está disponível para download a partir da plataforma P3E.