Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis: lançado novo Aviso

Novo aviso foi lançado a 18 de julho e conta com 30 milhões de euros disponíveis

19 de julho, 2023
Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis: lançado novo Aviso
O Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis 2023 (1.º Aviso) está aberto desde 18 de julho de 2023 até às 17:59 h do dia 31 de outubro de 2023, ou até à data em que seja previsível esgotar a dotação prevista, consoante o que ocorra primeiro.
A partir de dia 16 de agosto de 2023, vai estar disponível a plataforma para a apresentação das candidaturas ao presente Aviso.

O Fundo Ambiental refere que disponibilizará na sua página informação referente ao Aviso, sempre que tal se justifique.

Reabilitar e tornar os edifícios energeticamente mais eficientes potencia o alcance de múltiplos objetivos, designadamente, a melhoria dos níveis de conforto para os seus utilizadores, a melhoria da qualidade do ar interior, o benefício para a saúde, a extensão da vida útil dos edifícios, o aumento da sua resiliência, a redução da fatura e da dependência energética do país, bem como a redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE). É este um dos grandes objetivos desta ajuda financeira.


Objetivos

O Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis 2023 tem como objetivo o financiamento de medidas que promovam a reabilitação, a descarbonização, a eficiência energética, a eficiência hídrica e a economia circular, contribuindo para a melhoria do desempenho energético e ambiental dos edifícios e para as referidas metas.

Em concreto, pretende -se que as medidas a apoiar possam conduzir, em média, a pelo menos 30% de redução do consumo de energia primária nos edifícios intervencionados.

Face aos resultados obtidos na segunda fase do Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis, os principais desafios do Programa colocam-se ao nível da diversificação geográfica dos investimentos, da implementação de medidas em edifícios multifamiliares e da implementação de medidas passivas (reabilitação térmica das envolventes opacas e envidraçadas).

Mais informações aqui.