5 mitos sobre painéis solares

ComparaJá desfaz algumas dúvidas

27 de setembro, 2023
5 mitos sobre painéis solares
A energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável, mas são muitas as dúvidas e ideias pré-concebidas em torno da sua utilização que podem estar a condicionar a adesão a esta tecnologia e a impedir os consumidores de pouparem dinheiro
Neste primeiro Dia Nacional da Sustentabilidade, que se assinalou na segunda-feira, 25 de setembro, o ComparaJá, plataforma de finanças pessoais que ajuda os portugueses a pouparem dinheiro através dos seus simuladores de comparação e serviço de acompanhamento personalizado totalmente gratuito, desvenda 5 mitos sobre painéis solares.

Com os consumidores cada vez mais despertos para as alterações climáticas, são muitos aqueles que procuram fontes de energias limpas e renováveis que contribuam para a redução da pegada de carbono e dos seus gastos financeiros.

A energia solar assume-se, assim, como uma boa opção, contudo, persistem ideias pré-concebidas que o ComparaJá esclarece:

1. Venda de excedente: É, de facto, possível vender energia quando produzida em excesso e é exatamente por causa disso que existe, em alguns casos, a tendência de querer o máximo de painéis solares possíveis. No entanto, este é um pensamento errado dado que o custo de aquisição e instalação associado a cada painel será sempre superior ao valor a que será vendida essa energia extra. É, por isso, importante adequar a aquisição dos painéis ao perfil de consumo.

2. Baterias: Existe também a ideia de que é vantajoso adquirir uma ou mais baterias para o painel solar de forma a armazenar energia para utilizar mais tarde. Apesar de esta ser efetivamente uma possibilidade, não é o mais aconselhado dado que o investimento numa ferramenta destas irá sempre aumentar o tempo do retorno do investimento.

3. Mais painéis é igual a mais poupança: Não é por se ter mais painéis solares que se poupa mais. É muito importante perceber o tipo de consumidor e encontrar a solução mais indicada para o perfil de consumo. Um bom painel, à partida, fará sempre muito mais sentido do que dois painéis de potência mais reduzida.

4. Exigem grande manutenção: Será que é mesmo verdade? Esta costuma ser a principal crítica quando se discute o tema dos painéis solares. Contudo, trata-se de um argumento falacioso e impreciso, pois uma mera limpeza com água é mais do que suficiente para retirar poeiras e alguma sujidade residual.

5. Autossuficiência: Adquirir um painel solar passa sobretudo por reduzir a fatura de eletricidade e não por eliminá-la por completo. A ideia de instalar um painel solar para não pagar eletricidade é irreal e não faz sentido tendo em conta a realidade do mercado atual.