Captação e escoamento de renováveis no sul do País

Eixo Ferreira-Ourique-Tavira. É este o projeto em causa no Baixo Alentejo e Algarve

10 de julho, 2025
Captação e escoamento de renováveis no sul do País
Crédito da Foto: Pixabay
Ao todo, são 150 quilómetros de novas linhas, a maior extensão de linhas consecutivas construídas pela REN nos últimos 20 anos. A juntar a estes números, estão também os mais de 400 novos apoios, a construção da nova subestação de Panóias e os trabalhos de ampliação das subestações de Ferreira do Alentejo e de Ourique, entre outros, que completam assim o Eixo Ferreira - Ourique – Tavira, o primeiro grande projeto no âmbito das renováveis, indica a REN, em comunicado.
Os 24 meses de construção culminaram em dezembro passado com a entrada em serviço deste novo eixo que se estende por Ferreira do Alentejo, Aljustrel, Ourique, Almodôvar, Loulé e Tavira.

«Este é o primeiro projeto de um conjunto projetos de grande envergadura que a REN vai desenvolver nos próximos anos para reforço da rede e dos níveis de segurança de operação e abastecimento dos consumos do Sistema Elétrico Nacional (SEN), em cumprimento das metas previstas no PNEC 2030 para receção de nova produção renovável, com forte impacto na promoção da descarbonização e transição energética», acrescenta a REN.