As empresas portuguesas encontram em Moçambique oportunidades de exportação em vários setores. No entanto, necessitam de obter uma licença de exportação do Governo.
Neste sentido, a Academia AICEP promove um webinar que explicará os requisitos de certificação para exportar para este país, no dia 6 de novembro, às 10h00.
Para exportar para este país, as empresas necessitam de cumprir os requisitos de certificação. O processo de licenciamento pode ser complexo, por isso é crucial informar-se sobre os requisitos técnicos e legais.
O Programa de Avaliação da Conformidade (CAP), exigido pelo Governo da República de Moçambique, é obrigatório para todos os produtos importados sujeitos a avaliação da conformidade. Para que as mercadorias sejam desalfandegadas, o Certificado de Conformidade (CoC) é crucial. Este é emitido pela Intertek, a única entidade de certificação aprovada para emitir CoCs para o CAP.
Este webinar a 6 de novembro explicará os requisitos do CAP e como obter um CoC, contando com a participação dos especialistas Avelar da Silva e Delfina Mussane, da Intertek.
Saiba mais aqui...
Dotado de abundantes recursos naturais (designadamente, reservas de gás natural, carvão e minerais/metais – titânio, tântalo, grafite, cobre, ouro, ferro, pedras preciosas), Moçambique possui cerca de 2 700 km de costa com vastos recursos piscatórios (principal fonte de exportação até ao desenvolvimento da indústria do alumínio).
Com o maior potencial elétrico (mormente, hidroelétrico) na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral e um dos melhores portos de águas profundas da África Oriental (Nacala), o país carateriza-se por um setor agrícola relevante (o qual emprega 70% da população, de acordo com a ITA). Todavia, a economia baseia-se nos serviços (50,7%).