Como exportar para Moçambique?

Requisitos de certificação são fundamentais

31 de outubro, 2023
Como exportar para Moçambique?
As empresas portuguesas encontram em Moçambique oportunidades de exportação em vários setores. No entanto, necessitam de obter uma licença de exportação do Governo.
Neste sentido, a Academia AICEP promove um webinar que explicará os requisitos de certificação para exportar para este país, no dia 6 de novembro, às 10h00.

Para exportar para este país, as empresas necessitam de cumprir os requisitos de certificação. O processo de licenciamento pode ser complexo, por isso é crucial informar-se sobre os requisitos técnicos e legais.

O Programa de Avaliação da Conformidade (CAP), exigido pelo Governo da República de Moçambique, é obrigatório para todos os produtos importados sujeitos a avaliação da conformidade. Para que as mercadorias sejam desalfandegadas, o Certificado de Conformidade (CoC) é crucial. Este é emitido pela Intertek, a única entidade de certificação aprovada para emitir CoCs para o CAP.

Este webinar a 6 de novembro explicará os requisitos do CAP e como obter um CoC, contando com a participação dos especialistas Avelar da Silva e Delfina Mussane, da Intertek.

Saiba mais aqui...

Dotado de abundantes recursos naturais (designadamente, reservas de gás natural, carvão e minerais/metais – titânio, tântalo, grafite, cobre, ouro, ferro, pedras preciosas), Moçambique possui cerca de 2 700 km de costa com vastos recursos piscatórios (principal fonte de exportação até ao desenvolvimento da indústria do alumínio).

Com o maior potencial elétrico (mormente, hidroelétrico) na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral e um dos melhores portos de águas profundas da África Oriental (Nacala), o país carateriza-se por um setor agrícola relevante (o qual emprega 70% da população, de acordo com a ITA). Todavia, a economia baseia-se nos serviços (50,7%).