Recorde-se que entre 30 de novembro e 7 de dezembro teve lugar a primeira edição da ação de formação na qual se pretendeu fornecer conhecimentos técnicos básicos sobre a eficiência energética e a certificação energética de edifícios no âmbito da obtenção de financiamentos públicos para a construção e reabilitação energética de edifícios, com foco nos investimentos financiados pelo PRR.
A ação decorreu nas instalações do Itecons, em Coimbra, e contou com uma participação muito ativa por parte dos formandos. A próxima edição desta formação está assim agendada para os dias 30 de janeiro e 6 de fevereiro de 2024.
Nesta nova edição o tema em destaque é «Eficiência energética de edifícios: conceitos básicos da certificação e aspetos críticos de programas de financiamento público».
Recorde-se que o setor dos edifícios é responsável pelo consumo de aproximadamente 40% da energia final na Europa e 36% das emissões de dióxido de carbono (CO2).
Perante esta realidade, a União Europeia está empenhada em desenvolver políticas energéticas com vista ao aumento da eficiência energética nos edifícios. Em linha com a estratégia da UE, têm sido criados em Portugal diversos programas de apoio à implementação de medidas de eficiência energética nos edifícios.
As medidas apoiadas por estes programas devem conduzir a uma redução do consumo de energia primária nos edifícios intervencionados e contribuir assim para a redução das emissões de dióxido de carbono associadas ao setor. Os certificados energéticos dos edifícios a intervencionar constituem uma ferramenta essencial na demonstração do impacte das medidas de eficiência energética a implementar no âmbito destes programas.
Objetivos
A ação de formação tem como objetivo fornecer conhecimentos técnicos básicos sobre a eficiência energética dos edifícios e a certificação energética de edifícios, no âmbito da obtenção de financiamentos públicos para a construção e reabilitação energética de edifícios, com foco nos investimentos financiados pelo PRR.
Pretende-se assim, que os formandos adquiram conhecimento sobre os aspetos críticos de programas de apoio à eficiência energética nos edifícios e consigam avaliar o impacte de diferentes medidas de melhoria no desempenho energético do edifício através da análise da informação presente no Certificado Energético.
Para mais informação, clique
aqui.