Da previsão da produção de energia de base renovável à otimização da geração, distribuição e consumo desta mesma energia, são muitas as aplicações que a Inteligência Artificial (IA) encontra no setor energético.
Mas este é apenas um dos caminhos rumo ao futuro dos sistemas de energia e é, neste contexto, que o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) tem vindo a desenvolver soluções como mercados de dados ou modelos de IA para ajudar operadores humanos na gestão do sistema elétrico. Estas são algumas das soluções em discussão num evento que reunirá mais de 200 especialistas nacionais e internacionais e que decorrerá no dia 27 de maio, no Porto.
2050 é a meta da União Europeia para alcançar a neutralidade carbónica e são muitos os desafios que se colocam à integração segura e confiável de energias renováveis nos sistemas de energia. Desafios esses que vão desde a resiliência do sistema elétrico até a gestão da procura de energia. E, neste ponto, o pensamento criativo, em contexto de desenvolvimento científico e tecnológico, poderá ser uma vantagem competitiva fundamental na resolução de problemas complexos neste setor. De que forma? O INESC TEC está a liderar a mudança rumo à sustentabilidade através de um conjunto de projetos inovadores.
O projeto europeu ENERSHARE, por exemplo, faz uso de uma abordagem criativa para estudar novos modelos de negócio e tecnologias para facilitar a partilha de energia entre os membros da comunidade energética. Já o GreenDataAi, igualmente um projeto europeu, combina a análise de dados avançada com a inteligência artificial para melhorar a eficiência energética da computação centralizada e distribuída.
«A abordagem criativa é fundamental para impulsionar a inovação e promover uma transição bem-sucedida para sistemas de energia mais sustentáveis e eficientes», afirma Ricardo Bessa, coordenador na área de sistemas de energia do INESC TEC. «O evento The Shape of Energy to come será, por isso, uma oportunidade para discutirmos soluções diferenciadoras como a operação de sistemas de energia em tempo real, os mercados de dados, os incentivos para a mobilidade elétrica e o papel do hidrogénio verde na descarbonização», acrescenta.
O evento acontece no próximo dia 27 de maio, a partir das 14h00, no Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e contará com a participação de Mladen Kezunovic, professor catedrático na Texas A&M University, Fellow do IEEE que vai explorar os riscos e as oportunidades da eletrificação em larga escala.
No primeiro debate, Clara Gouveia, João Peças Lopes, José Villar e Zenaida Mourão - investigadores do INESC TEC - irão compartilhar as suas visões sobre temas que vão desde a resiliência do sistema elétrico até a gestão da procura de energia. No segundo painel, Francisco Fernandes, Carla Gonçalves, Carlos Silva e Abdelrahman Elhawash - igualmente investigadores do INESC TEC - vão liderar uma discussão sobre soluções criativas para desafios emergentes, desde a operação de sistemas de energia em tempo real até aos incentivos para a mobilidade elétrica verde.
«Vamos reunir mais de 200 especialistas nacionais e internacionais, na cidade do Porto, e esperamos que desta discussão resultem contributos e oportunidades de colaboração, para que, juntos, possamos moldar o futuro dos sistemas de energia europeus», conclui Ricardo Bessa.
Saiba mais sobre o evento
aqui.