Empresas regressaram ao escritório, trabalho híbrido consolidado

Dados são de um estudo da CBRE Portugal

31 de julho, 2024
Empresas regressaram ao escritório, trabalho híbrido consolidado
«A proporção de empresas que reportam uma utilização média dos edifícios entre 41-80% aumentou para 61%, contra 48% em 2023. Por outro lado, a proporção de empresas que reportam uma utilização abaixo dos 41% caiu, com apenas um terço das empresas a reportar uma utilização de 40% ou menos, em comparação com quase metade das empresas que selecionaram este escalão no relatório do ano passado», salienta a entidade, em comunicado.
O estudo 2024 European Office Occupier Sentiment Survey deu conta de que as empresas com cinco mil funcionários ou mais «estão a obter maior sucesso na taxa de regresso ao escritório, com quase dois terços deste grupo a reportar uma utilização de 41% ou mais».

Por seu turno, «a proporção de colaboradores que vão ao escritório três ou mais dias por semana aumentou para 43%, em comparação com 37% em 2023».

«Embora operem com níveis de utilização mais baixos, as empresas mais pequenas estão também a registar uma melhoria na taxa de frequência no escritório. De acordo com o estudo da CBRE, as empresas com menos de cinco mil colaboradores registaram um aumento de 18% no grupo que visita o escritório em média quatro a cinco dias por semana», salientou.

Por outro lado, houve também uma «inegável» consolidação do trabalho híbrido, tendo sido «detetada a tendência de aumento da medição e acompanhamento de presenças físicas no escritório».

«Em 2023, 60% das empresas afirmavam acompanhar e medir as presenças e este ano 83% das empresas afirma esta prática. Sobre este ponto, entende-se que combinar as expectativas dos empregadores com as dos seus colaboradores permanece um desafio a longo prazo», elencou.