Governo prolonga prazo de concurso de 100 milhões para energia
Concurso tem um investimento de 99,75 milhões de euros
16 de agosto, 2024
O prazo para candidaturas ao concurso para armazenamento de energia na rede elétrica nacional, com um investimento de cerca de 100 milhões de euros, vai ser prolongado de 2 para 9 de setembro.
«O Ministério do Ambiente e Energia prolongou até 09 de setembro o prazo para a submissão de candidaturas ao aviso do Fundo Ambiental que visa promover a flexibilidade de rede e o armazenamento de energia na rede elétrica nacional», informou o Governo, em comunicado.
O concurso tem um investimento de 99,75 milhões de euros e foi lançado, em 31 de julho, através do Fundo Ambiental, sendo que as candidaturas tinham de ser submetidas no portal desta entidade, inicialmente, até ao dia 2 de setembro, prazo que agora foi prolongado por sete dias.
Os projetos elegíveis podem receber até 30 milhões de euros, tendo em vista a «crescente necessidade de otimizar e gerir a rede elétrica de forma flexível, especialmente à luz da atual conjuntura geopolítica e seus impactos no mercado energético».
A iniciativa visa acelerar a transição energética em Portugal, instalando pelo menos 500 megawatts (MW) de capacidade de armazenamento de energia na rede elétrica até 2025, como previsto no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).