Foram lançados, na semana passada, os concursos por sorteio para atribuição de 130 habitações em renda acessível no âmbito do «Programa Arrendar para Subarrendar».
Os concursos são promovidos pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e irão atribuir habitações de tipologias T1 a T5, localizadas em 24 concelhos de todo o país: Algarve – Albufeira; Área Metropolitana de Lisboa - Almada, Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Odivelas, Oeiras, Sintra, Vila Franca de Xira, Seixal; Área Metropolitana do Porto – Gondomar, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Valongo, Vila Nova de Gaia; RA Açores - Praia da Vitória; Caldas da Rainha, Coimbra, Penacova, Ponte da Barca, Torres Vedras.
Quem pode concorrer?
Pessoas ou agregados familiares que cumpram os critérios de elegibilidade definidos pelo Programa e as condições estabelecidas nos Avisos dos Concursos.
No âmbito destes concursos é dada prioridade aos agregados com idade até aos 35 anos, famílias monoparentais ou famílias com quebras de rendimento superiores a 20% face aos rendimentos dos três meses precedentes ou no mesmo período homólogo do ano anterior.
Como concorrer?
As candidaturas podem ser submetidas até 1 de novembro de 2024, através da Plataforma
ihruarrenda.portaldahabitacao.pt.
Para concorrer, os interessados deverão enviar, na plataforma, as informações relativas ao agregado familiar, assim como as declarações de rendimento.
Os sorteios das candidaturas admitidas a concurso irão decorrer no dia 5 de novembro, pelas 11h00, em ato público com transmissão online.