UE compromete-se com financiamento climático de 90 mil milhões até 2025
A União Europeia (UE) assegura que até 2025 vai mobilizar 90 mil milhões de euros para o financiamento climático
11 de outubro, 2024
A decisão foi anunciada em comunicado do Conselho da União Europeia, que aprovou a 8 de outubro, as conclusões sobre o financiamento da luta contra as alterações climáticas antes da reunião da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas de 2024 (COP29), que se realiza em novembro, em Baku, no Azerbaijão.
Nas suas conclusões, o Conselho sublinha que a UE e os seus Estados-membros estão empenhados no atual objetivo dos países desenvolvidos de mobilizarem coletivamente 100 mil milhões de dólares por ano em financiamento climático até 2025. “Este objetivo foi atingido pela primeira vez em 2022”, lê-se no comunicado.
O Conselho salienta igualmente “o seu forte empenho em continuar a assegurar o financiamento da luta contra as alterações climáticas no futuro e a sua intenção de apoiar a consecução de novos e ambiciosos objetivos coletivos quantificados após 2025”.
A instituição adianta ainda que a UE e os seus Estados-membros “são o maior contribuinte mundial para o financiamento público internacional da luta contra as alterações climáticas e, desde 2013, mais do que duplicaram a sua contribuição para o financiamento da luta contra as alterações climáticas destinado a apoiar os países em desenvolvimento”.
Tal como em anos anteriores, as conclusões ainda não incluem o valor da contribuição da UE para o ano de 2023. Este valor será disponibilizado pela Comissão Europeia e aprovado pelo Conselho, separadamente, antes do início da COP29.