PRR: execução de Portugal em linha com média da UE

Informação foi dada pelo comissário europeu da Economia

18 de novembro, 2024
PRR: execução de Portugal em linha com média da UE
Citado pela Lusa, o comissário europeu da Economia garante que a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal está "em média" com outros Estados-membros da União Europeia (UE), no dia em que o país pediu mais verbas.
«O nível da execução do PRR, penso que Portugal está em média com os países que estão a respeitar o calendário», disse Paolo Gentiloni, em entrevista à agência Lusa e outros três meios europeus, em Bruxelas, no dia em que a instituição apresentou previsões de outono marcadas por crescimento económico moderado.

Questionado pela Lusa sobre recentes críticas do Tribunal de Contas Europeu sobre o PRR em Portugal e em outros países, Paolo Gentiloni desvalorizou, frisando estarem em causa «questões técnicas».

«Os casos investigados [na UE] relacionados com o PRR são menos de 10% do universo total de investigações, sendo que essas verbas correspondem a um terço dos fundos» na União, comparou.

Frisando antes que, devido ao PRR, «o nível de investimento público é o mais alto dos últimos anos» na UE, Paolo Gentiloni apelou que o setor privado acompanhe tais esforços.

Já quanto ao fim previsto do programa em 2026, data até à qual os países têm de executar as reformas e os investimentos propostos, o comissário europeu da tutela confiou que a UE «encontre formas» de o colmatar, nomeadamente através de «verbas comuns na perspetiva de aumentar o crescimento económico da Europa e de aplicar as poupanças, que estão em níveis muito altos» pós-pandemia.