Emissões de gases com efeito de estufa na economia da UE
Dados são do Eurostat
18 de novembro, 2024
No segundo trimestre de 2024, as emissões de gases com efeito de estufa da economia da UE foram estimadas em 790 milhões de toneladas de equivalente de CO2 (CO2-eq), uma diminuição de 2,6% em comparação com o mesmo trimestre de 2023 (812 milhões de toneladas de CO2-eq).
O produto interno bruto (PIB) da UE registou um aumento de 1,0 % no segundo trimestre de 2024, em comparação com o mesmo trimestre de 2023.
Esta informação provém dos dados sobre as estimativas trimestrais das emissões de gases com efeito de estufa por atividade económica publicados pelo Eurostat.
As estimativas trimestrais das emissões de gases com efeito de estufa complementam os dados socioeconómicos trimestrais, como o PIB ou o emprego.
Em comparação com o segundo trimestre de 2023, no segundo trimestre de 2024, os setores económicos responsáveis pelas maiores reduções foram o fornecimento de eletricidade e gás (-12,1%) e as famílias (-4,2%).
Emissões de gases com efeito de estufa diminuem em 19 países da UE
No segundo trimestre de 2024, estima-se que as emissões de gases com efeito de estufa tenham diminuído em 19 países da UE, em comparação com o mesmo trimestre de 2023.
As maiores reduções de gases com efeito de estufa foram estimadas para os Países Baixos (-9,1%), Bulgária (-6,3%), Áustria e Hungria (cada uma -5,9%).
Dos 19 países da UE que se estima terem diminuído as suas emissões, 5 registaram uma diminuição do seu PIB (Irlanda, Finlândia, Estónia, Letónia e Áustria). Os restantes 14 países da UE (Polónia, Dinamarca, Croácia, Espanha, Bulgária, Eslováquia, Portugal, Hungria, Bélgica, Itália, Chéquia, Países Baixos, França e Alemanha) registaram uma diminuição das emissões e um aumento do PIB.