ISEL expande campus com residência estudantil «Carbono Zero» em Lisboa

Campus estará concluído em 2026

20 de novembro, 2024
ISEL expande campus com residência estudantil «Carbono Zero» em Lisboa
O ISEL deu um passo na expansão do seu campus com a assinatura do contrato para construção da nova residência ISEL Carbono Zero, um projeto de alojamento sustentável e acessível que atende à crescente procura de habitação para estudantes e investigadores em Lisboa.
O edifício inovador, com soluções de baixa emissão de carbono e uma forte independência energética, é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

Com um investimento de 8,6 milhões de euros, o ISEL vai disponibilizar 230 camas a preços controlados, promovendo condições de habitação acessível e sustentável em Marvila, Lisboa.

A construção desta residência de estudantes responde ao compromisso do ISEL para com a inovação e a sustentabilidade - construção bioclimática, com recurso a materiais de baixo impacto ambiental, autonomia energética, espaços verdes interiores e exteriores, incluindo florestas verticais e espaços para agricultura também verticais, captação de águas pluviais e todo um sistema inteligente e integrado de monitorização e controlo digital dos espaços, não só em termos energéticos, como também da qualidade do ar, do consumo de água e da produção de resíduos.

Situada em Marvila, a nova residência constitui-se como uma peça fundamental numa infraestrutura que se pretende mais abrangente de um eco-campus em meio urbano. Para este campus estão também planeados espaços desportivos e um HUB de investigação e formação avançada, com laboratórios tecnológicos, salas de formação, zona de incubadora de start-ups e espaços empresariais.

Segundo o Presidente do ISEL, José Nascimento, «a assinatura deste contrato com a Tecnorém - Engenharia e Construções S.A. é um passo decisivo para a concretização do nosso objetivo de ser um campus 'Carbono Zero'. A nova residência estudantil vai ao encontro das necessidades dos nossos estudantes, ao mesmo tempo que respeita os mais elevados padrões de sustentabilidade e inovação, alinhando-se com a nossa visão de um futuro mais verde».

A conclusão da construção está prevista para 2026, momento em que o ISEL espera dar as boas-vindas aos primeiros residentes num espaço pensado para o futuro.