UE lidera na eletrificação ferroviária

Dados divulgados pelo Eurostat

28 de novembro, 2024
UE lidera na eletrificação ferroviária
Em 2022, existiam cerca de 202 100 km de linhas ferroviárias em toda a UE e mais de metade, 56,9%, estavam eletrificadas.
Na UE, existiam 6 regiões classificadas no nível 2 da Nomenclatura das Unidades Territoriais Estatísticas (NUTS 2) onde praticamente todas (100,0%) as linhas ferroviárias foram eletrificadas em 2022. Foi o caso das regiões espanholas da Comunidade de Navarra, La Rioja e Ilhas Baleares, as regiões holandesas de Drenthe e Flevoland e a região da capital croata de Grad Zagreb.

Além disso, pelo menos 95% de todas as linhas ferroviárias foram eletrificadas em 8 outras regiões: Luxemburgo, as capitais da Polónia, Suécia e França, a região oriental da Bulgária de Yugoiztochen, bem como Ligúria e Úmbria, em Itália, e Utrecht nos Países Baixos.

O Eurostat recorda que as linhas ferroviárias eletrificadas oferecem uma série de benefícios em relação aos comboios movidos a diesel que circulam em linhas não eletrificadas. Apresentam geralmente custos operacionais mais baixos, emissões reduzidas (especialmente se alimentados por fontes de energia renováveis) e ruído, melhor desempenho e maior eficiência energética.