O Fórum Económico Mundial divulgou a publicação «United for Net Zero: Public-Private Collaboration to Accelerate Industry Decarbonization - Unidos pelo Net Zero: Colaboração Público-Privada para Acelerar a Descarbonização da Indústria».
O
documento, consultado pela AIPOR, que lança vias para uma colaboração mais eficiente entre setor público e privado para descarbonização a indústria realça que «a janela para limitar o aquecimento global a 1,5°C está a fechar-se rapidamente».
Neste cenário, «acelerar a descarbonização da indústria - responsável por 30% das emissões globais de gases com efeito de estufa (GEE) - é mais urgente do que nunca».
No entanto, indica o Fórum Económico Mundial, «o ritmo e a escala atuais de redução das emissões continuam a ser insuficientes. Embora as empresas estejam a adotar medidas para reduzir as emissões, os obstáculos à adesão, ao cálculo do carbono, à atenuação ao longo das cadeias de valor e ao crescimento do negócio verde dificultam os seus esforços».
«A descarbonização da indústria exige que os líderes empresariais cooperem eficazmente com as partes interessadas públicas, combinando os seus respetivos pontos fortes e influência para um futuro sustentável», pode ler-se no documento.