Balanço das diferenças remuneratórias entre homens e mulheres

ACT notifica 4 mil entidades empregadoras numa ação inspetiva nacional.

13 de janeiro, 2025
Balanço das diferenças remuneratórias entre homens e mulheres
O conjunto das entidades empregadoras, abrangidas na ação inspetiva nacional da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) do ano 2023/2024, referente à promoção da igualdade remuneratória entre mulheres e homens por trabalho igual ou de igual valor, apresentaram, no ano de 2021, um valor mediano do gender pay gap (GPG) ajustado do valor ganho de 7,80%, valor que em 2023, nas mesmas entidades, decresceu para 4,99%, constando-se uma diminuição de 2,18%.
As entidades empregadoras notificadas pela ACT fizeram uma evolução na redução das disparidades salariais entre homens e mulheres.

Em comunicado, a ACT notificou, a 7 de janeiro, cerca de 4 mil entidades empregadoras que apresentaram disparidades no balanço das diferenças remuneratórias entre mulheres e homens.

«Durante os próximos 120 dias úteis cabe a estas entidades fazer a avaliação das disparidades salariais identificadas e apresentar à ACT um plano de avaliação das diferenças remuneratórias, bem como demonstrar que não resultam de práticas discriminatórias», informa a ACT em comunicado.

Com esta nova ação inspetiva nacional a ACT «dá continuidade à verificação e controlo do cumprimento legal em matéria da igualdade salarial entre homens e mulheres, condição necessária para um ambiente de trabalho saudável e seguro para trabalhadores e empresas».

Saiba mais aqui.