Portugal em projeto europeu para desenvolvimento de eólicas mais eficientes
UTAD participa na iniciativa.
14 de janeiro, 2025
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) participa num projeto europeu para o desenvolvimento de eólicas capazes de fazerem um melhor aproveitamento da energia do vento em condições climatéricas desfavoráveis.
Os estudantes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) estão a trabalhar em fontes de energia sustentáveis, mais especificamente no desenvolvimento de turbinas eólicas de eixo vertical do tipo Savonius – uma turbina que vai permitir operar de forma mais eficiente em condições de vento intermitentes.
Trata-se do sétimo Programa Cooperativo Internacional de Estudantes (CIP), que decorre durante o primeiro semestre letivo e que junta a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a Universidade de Ciências Aplicadas da Lapónia (LUAS) e a Universidade de Ciências Aplicadas Technikum Wien (UAS TW).
Como parte do projeto, foram desenvolvidas várias configurações do rotor Savonius no Laboratório de Impressão 3D da Lapland UAS na Finlândia, no período que antecedeu a semana de mobilidade em Viena, que foram depois extensivamente testadas no túnel de vento dos laboratórios a UAS Technikum Wien.