Um relatório do think tank Ember, publicado a 23 de janeiro, indica que a energia solar ultrapassou, pela primeira vez, o carvão na União Europeia (UE) em 2024.
Os dados foram divulgados esta quinta-feira pelo centro de reflexão Ember, segundo o qual os painéis solares produziram 11% da eletricidade da UE em 2024, enquanto as centrais elétricas a carvão produziram dez por cento.
«Trata-se de um marco histórico», afirmou Beatrice Petrovich, coautora do relatório do Ember. «O carvão é a forma mais antiga de produzir eletricidade, mas também a mais suja. A energia solar é a estrela em ascensão», lê-se no documento.
Outra boa notícia é que a produção de eletricidade a partir do gás fóssil diminuiu pelo quinto ano consecutivo, passando a representar 16%. Em suma, «a produção total de eletricidade a partir de combustíveis fósseis atingiu um mínimo histórico», vinca o Ember no seu relatório sobre a eletricidade na Europa.
O relatório indica ainda que o forte crescimento da energia solar e a recuperação da energia hidroelétrica aumentaram a quota das energias renováveis para 47% da produção de eletricidade na UE, quando em 2019 o número se fixava em 34%.
Segundo o documento, o parque solar da UE registou um aumento de 66 gigawatts (GW) no ano passado, o equivalente a mais de 450 000 painéis adicionados por dia. Isto permitiu um aumento anual recorde da produção de energia solar, que aumentou 22% em relação a 2023.
Os três principais países em termos de quota de energia solar no ano passado foram: Hungria (25%), Grécia (22%) e Espanha (21%).
O Ember salienta que estas tendências são generalizadas na Europa. A energia solar está a progredir em todos os países da UE e mais de metade deles já eliminaram o carvão, o combustível fóssil mais poluente, ou reduziram a sua quota-parte para menos de cinco por cento.
O European Electricity Review analisa os dados relativos à produção e à procura de eletricidade para o ano inteiro de 2024 em todos os países da UE-27, a fim de compreender os progressos da região na transição dos combustíveis fósseis para a eletricidade limpa. É o nono relatório anual sobre o setor da eletricidade da UE publicado pela Ember (anteriormente designada Sandbag).
Saiba mais
aqui.