A Associação Europeia de Bombas de Calor (EHPA) acaba de lançar uma campanha que tem como objetivo promover a utilização das bombas de calor na indústria.
De acordo com um comunicado da EHPA, publicado no seu site, «mais de 60% da energia utilizada pela indústria europeia destina-se ao aquecimento», sendo que «tradicionalmente, este calor provém de combustíveis fósseis, mas não tem de ser assim».
Segundo a associação, «cada vez mais, as bombas de calor industriais podem ajudar a descarbonizar o fornecimento de calor nas indústrias. De facto, 37% das necessidades de calor da indústria podem ser satisfeitas por bombas de calor, que podem atingir temperaturas de até 200°C. Isto ajuda a poupar energia e a reduzir as emissões».
As bombas de calor industriais já estão a ser utilizadas em indústrias como a do papel e da pasta de papel, da madeira, dos laticínios, das frutas, dos legumes, das tintas, dos alimentos e dos têxteis.
Neste sentido, apela a EHPA, as bombas de calor podem configurar uma solução no ‘Acordo para a Indústria Limpa’ da Comissão Europeia e que será aprovado em breve, e cujo objetivo passa por acelerar a tecnologia limpa para setores com utilização intensiva de energia.
Além disso, prossegue a associação, as bombas de calor industriais devem estar no centro do Plano de Ação para a Eletrificação e da Estratégia de Aquecimento e Arrefecimento da Comissão Europeia.
Saiba mais
aqui.