Governo reforça programa de eficiência energética em 60 milhões
Programa ainda conta 42 mil candidaturas por analisar.
24 de janeiro, 2025
Crédito da Foto Pixabay
O ministério do Ambiente e Energia anunciou que o «Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis 2023 (PAES2023)» ultrapassou os 30 milhões de euros em pagamentos e que o Governo vai reforçar com 60 milhões a iniciativa.
Em comunicado enviado às redações, a tutela realça que o pagamento de 30 milhões de euros ultrapassado alcançou o valor inicial estabelecido no concurso do Fundo Ambiental e que o reforço de 60 milhões de euros vai «assegurar a análise e pagamento das restantes candidaturas, garantindo maior alcance e impacto do programa».
Em resposta à elevada procura pelo programa, que ainda conta com cerca de 42 mil candidaturas por analisar, a ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho, autorizou este reforço com mais 60 milhões de euros, que «visa garantir que todas as candidaturas
consideradas elegíveis possam ser apoiadas e que os objetivos de eficiência e sustentabilidade sejam amplamente alcançados».
Maria da Graça Carvalho considera que, com este reforço, «estamos a garantir que nenhuma candidatura ficará por analisar e que todos os projetos elegíveis receberão o apoio necessário. Mas também reflete a importância do Fundo Ambiental, enquanto instrumento financeiro de apoio à transição climática». «Há o compromisso inequívoco do Governo com a eficiência energética e com a sustentabilidade em todo o País», salienta a ministra.