Empresas brasileiras convidadas a investir em Portugal
Governo português deixou o repto no Fórum Empresarial Brasil-Portugal.
21 de fevereiro, 2025

Crédito da Foto: Gonçalo Borges Dias/Gabinete do Primeiro-Ministro
O primeiro-ministro Luís Montenegro convidou «as empresas brasileiras a olharem para a oportunidade de investimento nas infraestruturas em Portugal», no Fórum Empresarial Brasil-Portugal, em São Paulo, a 20 de fevereiro, no âmbito da 14.ª Cimeira Luso-Brasileira, na qual estiveram presentes 11 dos 17 ministros do Governo português.
Luís Montenegro disse, citado em comunicado, que Portugal é «um País de oportunidades», cujo Governo tem uma «vontade férrea» de investir e tem em curso «um dos maiores programas de investimento público de que há memória», com os fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Como exemplos de investimentos apontou a construção do novo aeroporto de Lisboa, a construção da linha de alta velocidade ferroviária para o transporte de passageiros e de mercadorias, «a valorização dos nossos portos» e a construção de «59 mil novas habitações, num investimento que é superior a 4 mil milhões de euros».
Este é «um investimento que não tem paralelo nos últimos 50 anos de vida do País», «para o qual precisamos, efetivamente, de mais capacidade empresarial, de mais capacidade de mão de obra», até porque «temos um calendário que não podemos ultrapassar», disse, referindo-se ao PRR.
Luís Montenegro afirmou ainda que os resultados económicos de Portugal (crescimento de 1,9% em 2024) só são possíveis graças ao «esforço de muitos estrangeiros, à cabeça dos quais estão os brasileiros a trabalhar em Portugal, e também de muito investimento empresarial brasileiro».
Recorde-se que os brasileiros representam mais de metade dos imigrantes em Portugal.