Comissão Europeia quer reforçar indústria siderúrgica

Diálogo estratégico para o futuro da indústria na UE em marcha.

6 de março, 2025
Comissão Europeia quer reforçar indústria siderúrgica
Crédito da Foto Pixabay
A Comissão Europeia iniciou esta semana a auscultação dos intervenientes na indústria siderúrgica com o propósito de reforçá-la, no âmbito de uma estratégia do executivo comunitário para melhorar a competitividade desta área.
Em comunicado, o executivo de Ursula von der Leyen anunciou que vai começar com o Diálogo Estratégico para o Futuro da Indústria Siderúrgica, um processo descrito como «inclusivo e colaborativo» para responder às necessidades «críticas desta área e assegurar a continuidade do seu sucesso para incentivar a economia da União Europeia (UE)».

A indústria metalúrgica abrange mais de 2,5 milhões de empregos nos 27 países da UE, indica a Comissão Europeia.

«Os preços de produção aumentaram por causa dos elevados preços de energia, enquanto os preços dos produtos baixaram por causa da sobrecapacidade e diminuição da procura», adianta Bruxelas.

A indústria siderúrgica europeia, com cerca de 500 instalações de produção em 22 Estados-Membros, contribui com cerca de 80 mil milhões de euros para o Produto Interno Bruto (PIB) da UE e é responsável por mais de 2,5 milhões de postos de trabalho.

Fornece setores críticos como automóvel, construção, defesa, tecnologias de emissões líquidas nulas, veículos elétricos e infraestruturas críticas, sustentando cadeias de valor industriais inteiras.