Economia portuguesa com excedente externo de 788 milhões até fevereiro
Dados são do Banco de Portugal.
17 de abril, 2025

Crédito da Foto Freepik
A economia portuguesa apresentou um excedente externo de 788 milhões de euros até fevereiro, menos 804 milhões de euros que no mesmo período do ano passado, de acordo com dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP), citados pela Lusa.
Segundo o BdP, esta diminuição homóloga resulta de aumentos dos défices da balança de bens e da balança de rendimento primário, bem como do aumento do excedente da balança de serviços.
Nos primeiros dois meses do ano, e face ao mesmo período do ano passado, o défice da balança de bens aumentou 749 milhões de euros, provocado por um aumento das importações (826 milhões de euros) superior ao das exportações (77 milhões de euros).
Ao mesmo tempo, o défice da balança de rendimento primário agravou-se em 281 milhões de euros, «decorrente de uma menor atribuição de fundos da União Europeia a título de subsídios (-355 milhões de euros)», explica o BdP.
Já o excedente da balança de serviços aumentou 504 milhões de euros, justificado pela evolução do saldo dos serviços técnicos, relacionados com o comércio e outros serviços fornecidos por empresas (176 milhões de euros), e das viagens e turismo (155 milhões de euros).