Estão abertas as candidaturas para o ClimateLaunchpad 2025, a maior competição cleantech do mundo, que procura ideias de negócio inovadoras para combater as alterações climáticas.
Em Portugal, o programa é organizado pela Ordem dos Engenheiros, através do Colégio de Engenharia do Ambiente, pela UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto e pelo Fórum Oceano/Hub Azul.
Os vencedores nacionais terão acesso a incubação gratuita na UPTEC durante quatro meses e ao acesso à Final Regional Europeia. O primeiro classificado ganhará, ainda, uma viagem para a final internacional em Viena, Áustria.
Podem concorrer projetos em áreas como economia azul, sistemas alimentares, mobilidade sustentável, economia circular, energia limpa, adaptação e resiliência, inovação industrial e soluções urbanas.
Os participantes devem residir em Portugal, não ter empresas com mais de dois anos, nem ter recebido mais de 200.000€ em financiamento.
Nesta edição do programa e na primeira fase, os projetos selecionados vão participar num evento online a 8 de maio, onde serão apresentados os projetos escolhidos.
Os três vencedores da Final Nacional portuguesa terão acesso a incubação gratuita na UPTEC durante quatro meses, mentoria especializada, uma entrevista exclusiva para promoção do projeto, e a oportunidade de competir na Final Regional Europeia.
O primeiro classificado ganhará ainda uma viagem para Viena, onde representará Portugal na final internacional do ClimateLaunchpad, em novembro.
As candidaturas estão abertas até 4 de maio e podem ser submetidas através da
plataforma oficial.