Anacom recebe em 2024 o dobro de incidentes de segurança

Porto e Viseu são os distritos onde se registaram o maior número de incidentes.

21 de abril, 2025
Anacom recebe em 2024 o dobro de incidentes de segurança
Crédito da Foto Freepik
O número de incidentes de segurança notificados à Autoridade de Comunicações (Anacom) totalizou 82 em 2024, «mais do dobro registado no ano anterior», invertendo a tendência dos últimos seis anos, divulgou o regulador, citado pela Lusa.
Em 2024, «foram notificados à Anacom pelas empresas que oferecem serviços de comunicações eletrónicas 82 incidentes de segurança, mais do dobro do registado no ano anterior, invertendo a tendência dos últimos seis anos, ao longo dos quais se assistiu a uma redução do número total de incidentes de segurança notificados», adianta o regulador.

A maioria das notificações recebidas pelo Centro de Reporte da Anacom «deveu-se a falhas no fornecimento de bens ou serviços por terceiros; seguindo-se os acidentes ou fenómenos naturais; e em terceiro lugar, questões de manutenção ou falha de 'hardware' ou de 'software'».

Estes três motivos representam 99% dos incidentes de segurança notificados.

Entre 2015 e 2024, «os incidentes imputáveis a causas associadas a fatores externos ao setor tiveram uma preponderância superior a 75%».

Segundo a Anacom, «tal como no ano anterior, verificou-se um maior número de incidentes notificados» ao regulador no terceiro e quarto trimestres. O último trimestre foi aquele no qual se registou o maior número de notificações.

Os distritos do Porto e de Viseu foram os que registaram um maior número de incidentes nas redes e serviços de comunicações eletrónicas, segundo a Anacom.