Covid prolongada: reabilitação e apoio prático no local de trabalho

Conheça as novas recomendações laborais

23 de abril, 2025
Covid prolongada: reabilitação e apoio prático no local de trabalho
Crédito da Foto: Pixabay
A Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) acaba de lançar novas publicações dedicadas ao apoio de trabalhadores afetados pela Covid prolongada.
Em comunicado divulgado pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), é referido que a Covid prolongada «continua a impactar significativamente a saúde física, cognitiva e mental dos trabalhadores, com efeitos diretos na sua qualidade de vida». Neste contexto, «as novas publicações da EU-OSHA oferecem informações sobre reabilitação e orientações sobre a forma de avaliar a capacidade para o trabalho e efetuar adaptações no local de trabalho».

Um dos principais destaques é a importância de implementar planos de regresso ao trabalho faseados, desenvolvidos em conjunto com todas as partes envolvidas no local de trabalho. Estes planos devem ter em conta ajustes nas cargas de trabalho, horários flexíveis, adaptações necessárias, bem como garantir o acesso a programas de reabilitação.

Consulte aqui o documento de reflexão, os dois guias práticos da EU-OSHA para os locais de trabalho e para os médicos do trabalho, assim como o artigo da OSHwiki.

Estas ferramentas foram criadas com o objetivo de apoiar empregadores, profissionais de saúde ocupacional e trabalhadores, promovendo uma reintegração segura, digna e eficaz no contexto laboral.