Vilamoura já tem comunidade solar
Iniciativa permitirá redução nos custos com energia e contribuirá para a descarbonização da região
23 de maio, 2025
Vilamoura já tem oficialmente uma comunidade solar. Com o objetivo de apostar no potencial solar da região do Algarve e num sistema energético mais sustentável e centrado no cidadão, o projeto ‘Âncora - UPAC Victoria’ conta com 1.008 painéis solares numa área de 1.924 m².
No primeiro ano de funcionamento, estima-se uma produção de 713,40 MWh, evitando 120,57 toneladas de CO?, o equivalente a 722 árvores plantadas, indicam os promotores em comunicado.
A comunidade solar é constituída por consumidores que, através de instalações partilhadas, produzem parte ou a totalidade da energia elétrica que consomem, podendo, em alguns casos, gerar excedentes e maximizar os benefícios económicos da produção de energia.
Além do impacto ambiental e económico, o projeto abrange também o plano social, através da parceria com a ‘LuzSimples’, uma empresa regional que opera no mercado da energia.
A comunidade solar faz parte da estratégia ambiental global de Vilamoura, que inclui sistemas avançados de tratamento de águas residuais, com planos para a ETAR fornecer água não potável para irrigação, até 2026; implementação de Certificações AQUA+ para todos os novos desenvolvimentos residenciais e turísticos; adesão a padrões internacionais de construção sustentável, incluindo BREEAM, LEED, e Lider A; e uso extensivo de espécies de plantas nativas de baixa procura de água na paisagem.