Publicados estudos sobre o sistema energético português

Documentos foram publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG)

26 de maio, 2025
Publicados estudos sobre o sistema energético português
Crédito da Foto: Freepik
Intitulado ‘Trajectories of Energy Conversion and GHG Emission Factors for Portugal - Trajetórias de Conversão de Energia e Fatores de Emissão de GEE para Portugal’, este documento reporta um estudo da DGEG para Portugal sobre os valores atuais e futuros de fatores utilizados na análise de processos e sistemas energéticos, designadamente o poder calorífico inferior, o fator de conversão de energia final a primária, e a intensidade de emissão de gases com efeito de estufa relativamente ao uso de energia final.
Estão abrangidos um largo conjunto de vetores energéticos: eletricidade produzida com diversas tecnologias, combustíveis fósseis, e combustíveis renováveis – estes tanto de origem biológica como não biológica (i.e. baseados em hidrogénio renovável). Também, vetores energéticos de composição mista: eletricidade da rede, gás de rede, combustíveis rodoviários, marítimos e aéreos, cuja composição e fração renovável evoluem rapidamente.

«Realça-se a utilização destes fatores no contexto das Diretivas Europeias 2023/1791 e 2024/1275, respetivamente sobre eficiência energética e desempenho energético dos edifícios, e conhecidas como EED e EPBD, cujas versões mais recentes estão atualmente em transposição para a legislação nacional. Circunstâncias nacionais podem justificar a utilização de valores nacionais ou regionais específicos, em vez de valores por defeito. O estudo demonstra que isto é de facto o caso de Portugal, dada a sua estratégia de descarbonização e fase na transição energética, mais avançada que na EU como um todo», indica a DGEG numa nota publicada no seu site.

Saiba mais aqui.