Segurança e saúde no trabalho em debate no Porto

Tema esteve em discussão num evento organizado pela ACT

27 de maio, 2025
Segurança e saúde no trabalho em debate no Porto
Crédito da Foto: Pixabay
A Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) promoveu a 22 de maio, uma sessão pública no âmbito das comemorações do Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, que teve lugar no auditório do Serviço de Formação Profissional do Porto, do Instituto do Emprego e Formação Profissional.
A sessão foi inaugurada pela Inspetora-Geral da ACT, Maria Fernanda Campos, que deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância estratégica da prevenção como pilar da qualidade do trabalho e da proteção dos trabalhadores, sublinhando a necessidade de uma cultura de segurança transversal a todos os setores.

Seguiu-se a intervenção de Carlos Nunes, Subinspetor-Geral da ACT, que apresentou uma perspetiva evolutiva do trabalho, desde a Revolução Agrícola até às transformações tecnológicas atuais, para sublinhar como o progresso tem trazido não só novas oportunidades, mas também desafios em matéria de segurança e saúde no trabalho. Enquadrando o Mês da Prevenção como uma resposta ativa a esses desafios, o Subinspetor-Geral destacou a importância de promover uma cultura de prevenção ajustada à realidade dos diferentes setores, com especial atenção ao da construção civil, onde os riscos permanecem elevados.

O tema da segurança no setor da construção civil esteve em destaque com a intervenção de Manuel Reis Campos, Presidente da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), que sublinhou a importância da segurança no trabalho, sobretudo no setor da construção. Para o Presidente da AICCOPN, o compromisso com a segurança não é apenas uma obrigação legal, mas um princípio basilar para construir ambientes de trabalho mais seguros e produtivos.