Bmarket: na rota da inovação em climatização sustentável no setor AVAC&R

A Bmarket, associada da AIPOR - Associação dos Instaladores de Portugal, está em destaque na revista Valor Magazine de junho de 2025.

20 de junho, 2025
Bmarket: na rota da inovação em climatização sustentável no setor AVAC&R
Crédito da Foto: Valor Magazine
Na entrevista é realçada a «liderança inovadora» da empresa «em soluções de climatização sustentável para data centers».
Fundada em 2008, a Bmarket centra a sua atividade no setor AVAC&R, e conta com um «ADN fortemente orientado para a inovação, competitividade, sustentabilidade e certificação».

Bruno Cipriano, CEO da Bmarket, citado na entrevista, recorda: «fomos pioneiros em Portugal, em 2014, na utilização de chillers para produção de água arrefecida com fluido R290, não somente em data centers mas em todo o setor de AVAC&R. A tecnologia de produção de água fria através de um chiller já existe há mais de um século, mas é o fluido - propano - que faz a diferença. A grande inovação, é o facto de o fluido utilizado - R290 - ser natural e orgânico (…)».

E acrescenta: «o avanço acelerado das necessidades de processamento de dados impõe novos desafios à eficiência energética e à sustentabilidade dos sistemas de climatização para controlo de temperatura e humidade de data centers».

Bruno Cipriano não tem dúvidas: «o futuro da climatização está na sinergia entre performance térmica, inteligência operacional, responsabilidade social e ambiental - e o momento de liderar essa transformação é agora».

Aceda à entrevista completa aqui ou na web aqui.