Fogos licenciados em construções novas aumentam 32,5%
Dados são da Síntese Estatística da Habitação, da AICCOPN
1 de julho, 2025

Crédito da Foto: Freepik
Entre janeiro e abril de 2025, o consumo de cimento no mercado nacional totalizou 1.265 milhares de toneladas, o que traduz uma quebra de 3,4% face ao mesmo período do ano anterior.
Até abril, o número de licenças para construção e reabilitação de edifícios habitacionais emitidas totalizou 6.769, o que reflete um aumento de 17%, em termos homólogos.
No que respeita ao número de fogos licenciados para construções novas, apura-se um crescimento expressivo de 32,5%, para 13.467 novas habitações.
Nos primeiros quatro meses deste ano, o montante de novo crédito à habitação concedido pelas instituições financeiras - excluindo renegociações - registou um acréscimo de 37,9%, totalizando 7.043 milhões de euros. Relativamente à taxa de juro do crédito à habitação, esta fixou-se em 3,66% no mês de abril, espelhando uma redução de 94 pontos base em comparação com o período homólogo.
Em abril, o valor mediano da habitação, apurado para efeitos de avaliação bancária, registou uma valorização homóloga de 16,9%, decorrente de acréscimos de 19% no segmento dos apartamentos e de 11% no das moradias.
Região em destaque: Alentejo
No Alentejo, nos 12 meses terminados em abril de 2025, foram licenciados 984 fogos em construções novas, o que representa um aumento de 31% face aos 749 alojamentos licenciados no período homólogo anterior.
Do total de fogos licenciados, 11% correspondiam a tipologias T0 ou T1, 25% a T2, 34% a T3 e 30% a T4 ou superior. No que respeita ao valor de avaliação bancária da habitação, observou-se, nesta região, uma variação homóloga de 7,6% em abril de 2025.