Bombas de calor: orçamento proposto pela UE é importante para o setor

Quem o diz é a Associação Europeia de Bombas de Calor (EHPA)

22 de julho, 2025
Bombas de calor: orçamento proposto pela UE é importante para o setor
Crédito da Foto: Freepik
Em comunicado, a EHPA salienta que o orçamento pós-2027 proposto pela Comissão Europeia (o 'Quadro Financeiro Plurianual' da UE) contém aspetos importantes para o setor das bombas de calor.
«O reforço do apoio às infraestruturas elétricas através do 'Mecanismo Interligar a Europa' é significativo, uma vez que a eletrificação é fundamental para a descarbonização, incluindo dos edifícios e da indústria através de bombas de calor. Da mesma forma, o foco no apoio a projetos de tecnologia limpa e descarbonização através do futuro fundo de competitividade é um passo muito positivo. O setor das bombas de calor conta com mais de 300 locais de fabrico na Europa e já proporciona mais de 430 000 postos de trabalho, número que certamente poderá aumentar», recorda a EHPA. 

Neste sentido, refere a EHPA, durante as próximas negociações, «a UE deve garantir que estas caraterísticas sejam mantidas e, idealmente, reforçadas. Isso ajudará o setor europeu de bombas de calor a oferecer os benefícios que proporciona em termos de segurança energética, liderança industrial com emissões líquidas nulas e descarbonização».