A Comissão Europeia lançou o «SME Panel on Late Payments 2025», um inquérito online dirigido a PME e outros interessados.
O objetivo desta iniciativa passa por:
- Avaliar o impacto dos atrasos de pagamento nas empresas
- Identificar medidas eficazes para combater este problema
- Recolher contributos para futuras políticas europeias
Inquérito está disponível até 25 de setembro de 2025
aqui.
Os atrasos de pagamento nas transações entre empresas, ou com um organismo público, constituem um problema significativo para as empresas europeias, em especial para as PME, conduzindo a problemas de tesouraria, ao aumento dos custos de financiamento, à incapacidade de crescer e investir, a despedimentos e até mesmo a falências.
A
Diretiva Atrasos de Pagamento, em vigor desde 2011, estabelece as regras para combater os atrasos de pagamento nas transações comerciais entre o setor público e as empresas e entre empresas. Em setembro de 2023, a Comissão propôs um novo regulamento para substituir as regras em matéria de luta contra os atrasos de pagamento estabelecidas na Diretiva de 2011, cuja proposta e situação atual podem ser consultadas
aqui.
É neste enquadramento que se desenvolveu este inquérito, no âmbito da Rede SME Envoys, com o objetivo perceber e conhecer o ponto de vista das partes interessadas sobre as medidas de luta contra os atrasos de pagamento e sobre o seu impacto nas empresas.