Este seminário pretende debater os desafios regulatórios que resultam da incorporação do biometano no setor do gás, juntando especialistas nacionais e internacionais e fazendo realçar a importância deste tema para o futuro do setor energético nacional, em particular, para a descarbonização do setor do gás.
«Importa conhecer as perspetivas internacionais sobre os desafios do biometano, bem como identificar as eventuais barreiras regulatórias e mapear as soluções que viabilizem a injeção de biometano nas redes de gás nacionais», explica a ERSE, em comunicado.
Neste seminário, a ERSE pretende «também discutir quais as condições e regras regulamentares essenciais que possibilitam a incorporação de biometano no Sistema Nacional de Gás, sendo esta uma das metas do Plano de Ação para o Biometano (PAB) que contribui para o quadro de transição energética nacional rumo a uma sociedade neutra em carbono».
Este «ConvERSE» marca o arranque do Grupo de Trabalho para o Biometano da ERSE, apresentando um resumo das contribuições recebidas em resposta ao questionário, lançado a 17 de junho de 2025, sobre desafios regulatórios identificados pelos vários agentes do setor.
O evento em formato online, que decorre entre as 9h00 e as 13h00, está sujeito a inscrição prévia até 9 de setembro de 2025.
Inscreva-se
aqui.