Segurança Social com autenticação de dois fatores

Objetivo é aumentar a segurança e a proteção dos dados

21 de janeiro, 2026
Segurança Social com autenticação de dois fatores
Crédito da Foto: Freepik
Com o objetivo de reforçar a segurança e a proteção dos dados pessoais dos utilizadores, o acesso ao Portal da Segurança Social com NISS e Palavra-Chave passará a ser efetuado através da Autenticação de Dois Fatores (2FA), indica a Segurança Social, numa nota emitida no seu site.
A ativação da 2FA será obrigatória para os acessos não efetuados através de Chave Móvel Digital - um método certificado pelo Estado português. que lhe permite aceder a vários portais públicos ou privados e que, por si mesmo, já garante a segurança e proteção dos seus dados.

«Esta medida alinha o Portal da Segurança Social com as melhores práticas internacionais de cibersegurança e visa garantir uma proteção robusta contra acessos não autorizados», acrescenta a mesma nota.

A 2FA é um método de segurança que exige duas formas de verificação para confirmar a identidade do utilizador antes de conceder o acesso. Em vez de depender apenas da sua Palavra-Chave (o primeiro fator), será exigido um segundo fator, que é um código temporário enviado para um dos seus contactos validados: telemóvel ou e-mail.