Os custos iniciais são um dos maiores obstáculos ao aquecimento limpo nos edifícios comerciais e públicos arrendados na Europa. Assim, um novo projeto financiado pela UE pretende resolver esta questão, dando vida a um modelo inovador de bombas de calor por assinatura/subscrição. Falamos do ‘HP Subscribe’, lançado em novembro de 2025 e que terá uma duração de três anos, até outubro de 2028.
A ideia passa por abrir as portas para que os edifícios passem de caldeiras a combustíveis fósseis para bombas de calor de alta eficiência, sem custos iniciais para os proprietários ou inquilinos.
As bombas de calor são fundamentais para os objetivos climáticos e energéticos da Europa, mas a sua implantação em edifícios arrendados é dificultada pela divisão de incentivos entre proprietários e inquilinos: os proprietários dos edifícios hesitam em investir em sistemas dos quais apenas os inquilinos beneficiam, enquanto os inquilinos evitam financiar melhorias em propriedades que não lhes pertencem.
O ‘HP Subscribe’ quebra este impasse, transferindo a propriedade e a responsabilidade para um terceiro especializado. Em vez de comprar o equipamento, os utilizadores – neste caso, os inquilinos – pagam uma taxa de subscrição, enquanto o fornecedor – o proprietário – instala, financia e mantém a bomba de calor.
Este serviço por assinatura garante um aquecimento moderno, eficiente e limpo, com custos energéticos reduzidos para os inquilinos, enquanto os proprietários beneficiam de um maior valor do edifício sem o peso do investimento de capital.
«Com o ‘HP Subscribe’, queremos tornar o aquecimento limpo acessível a todos os edifícios, independentemente da estrutura de propriedade ou da capacidade financeira. Este projeto demonstra que a transição energética pode avançar de forma justa, escalável e eficaz», explica Petra Pomper, especialista no setor da construção no IEECP e coordenadora do projeto, citada no site do ‘HP Subscribe’.
Saiba mais
aqui.