As medidas de combate ao covid-19

A semana de 2 a 9 de Janeiro será de contenção de contactos

17 de dezembro de 2021
As medidas de combate ao covid-19
No dia 1 de Dezembro Portugal entrou em situação de calamidade e medidas entram em vigor. Fronteiras aéreas têm controlo apertado e testes obrigatórios. Máscaras são obrigatórias em espaços fechados. Certificado digital obrigatório no acesso a restaurantes, hotéis e alojamentos locais, eventos com lugares marcados e em ginásios.
A semana de 2 a 9 de Janeiro será de “contenção de contactos”, após o período de Natal e Ano Novo em que é previsível um aumento das infecções pelo novo coronavírus. As aulas de todos os graus de ensino, excepto universidades, só recomeçam a 10 de Janeiro, com esses dias a serem compensados nas férias de Carnaval (menos dois dias) e na Páscoa (menos três dias). As creches e os ATL também estão incluídos nesta semana de contenção e irão encerrar durante esses dias.

As universidades não serão abrangidas por esta medida. “As universidades têm um calendário próprio, mas é um calendário que não cobre actividades lectivas nesta semana de contenção de contactos”.

Durante a primeira semana de 2022, bares e discotecas serão encerrados (e compensados pelo encerramento) e o teletrabalho, sempre que possível, será obrigatório.

A testagem regular foi uma das medidas recomendadas pelo Governo. “Sempre que possível devemos fazer autotestes. Por exemplo, antes de nos juntarmos às nossas famílias nas vésperas e dia de Natal, devemos fazer autoteste para assegurar que protegemos aqueles que nos são mais queridos”, disse o primeiro-ministro, após reunião do Conselho de Ministros.

Fonte: www.publico.pt

Adicionar comentário