Conhece a SMS misteriosa que andamos todos a receber?

Um nova SMS misteriosa anda a circular em Portugal

28 de abril de 2022
Conhece a SMS misteriosa que andamos todos a receber?
Há uma nova SMS misteriosa que está a circular em Portugal e não só e que está a deixar muitos utilizadores curiosos. Na prática chega de um número normal, ou seja, que poderia pertencer a um primo, a um irmão, a um amigo ou a qualquer outra pessoa e diz-nos que temos uma mensagem de correio de voz. Na prática trata-se de uma forma de smishing. Ou seja, é um ataque de phishing mas que vem por SMS. Assim que a receber apague logo.
Saiba que SMS misteriosa é esta que andamos todos a receber

Se seguirmos o link que vem na mensagem somos levados para um site que se tenta apoderar dos nossos dados. Mas podem acontecer muitas outras coisas. Podem ainda subscrever-nos em serviços de valor acrescentado e acabarmos por ver a conta do nosso telemóvel aumentar substancialmente.

Mas atenção antes que pense em culpar a pessoa que lhe enviou esta mensagem, saiba que na maioria dos casos, não tem culpa nenhuma. Trata-se apenas de uma pessoa que já caiu neste esquema e acabou por partilhar esta mensagem. Claro que isto não significa que alguns números não possam ter sido criados de forma maliciosa. No entanto na maioria dos casos tratam-se apenas de vítimas.


Ou seja, nestes casos apague a mensagem e não carregue em nada. Assim vai sempre evitar problemas.

No entanto há outra ameaça muito perigosa que continua a circular na Internet chamada Flubot. Tem a particularidade de afetar apenas smartphones Android. Assim quem tem um iPhone pode estar descansado.

A primeira forma de proteção é garantir que o seu smartphone Android está configurado para não permitir a instalação de apps provenientes de programadores desconhecidos. De facto isto é um forma muito eficaz de fechar a porta a muitas ameaças. Aliás é por esse motivo que as ameaças mais recentes lhe dizem para desativar esta função.

No caso do Android 8 ou superior tem de ir a Definições, Apps, Acesso Especial, Instalar apps desconhecidas. Certifique-se que esta opção está desativada. A forma de lá chegar pode variar de acordo com a interface que estivermos a usar. No caso do Android 7 e versões anteriores temos de ir a Definições, Segurança e certificarmo-nos que a opção fontes desconhecidas está desativada.


Carregou no link que vem na SMS? Calma

Se carregou no link que vem na mensagem de texto mas não descarregou qualquer app a boa notícia é que não está em risco. O Flubot só é ativado assim que descarrega a app ligada ao link no pop-up. O link na SMS só o leva para a janela que tenta convencer a descarregar a aplicação perigosa. Seja como for as agências de segurança recomendam que altere as suas palavras-passe, mesmo que tenha carregado apenas na SMS e seguido o link sem instalar nada.

Se por algum motivo deu um clique na ligação e descarregou a aplicação maliciosa, pode fazer um restauro de fábrica completo ao seu smartphone ou restaurar tudo a partir de um backup não infectado.

Depois convém que faça algumas coisas. Por exemplo, certifique-se de mudar as passwords de todas as contas que tinha ligadas no seu smartphone. Todas as redes sociais, apps que o requerem, tudo. Veja também os extratos do cartão de crédito para perceber se houve algum movimento suspeito.

Fonte: https://www.leak.pt/sms-misteriosa/

Adicionar comentário