A 24 de outubro realizou-se mais uma edição deste evento com Jorge Gamito Pereira, membro do Conselho Diretivo da Região Sul da OE, que coordena a Bolsa de Peritos, a dar início a este workshop citando Richard Nixon: «o engenheiro é a figura-chave no progresso material do mundo».
Referiu na sua intervenção a importância das questões legais a par com as questões técnicas em qualquer projeto de engenharia, para a garantia da segurança, da qualidade e da conformidade.
Descreveu ainda o regulamento do Engenheiro Perito, aprovado este ano, e que se encontra disponível para consulta no portal da OERS, referindo que o objetivo da mobilização desta Bolsa de Peritos é a melhoria do serviço que a OERS presta aos tribunais, e, por conseguinte, a valorização da engenharia junto da sociedade.
De acordo com nota publicada no site da OE, Tiago Ribeiro, perito convidado no DIAP de Lisboa e Vogal do Conselho Disciplinar da OERS, falou sobre o enquadramento legal da perícia técnica e a importância da questão legal complementar à questão técnica, com a exposição de casos reais.
António Carvalho, Engenheiro Perito e Professor Auxiliar no Instituto da Universidade Egas Moniz, falou sobre a prova, desde o facto ao tribunal, abordou os elementos de prova e o depoimento em julgamento e apresentou vários exemplos com base na sua experiência como perito ao longo de mais de 30 anos de experiência, incluindo-se a atividade enquanto coordenador de Investigação Criminal da PJ.
No final da sessão foi promovido um debate entre participantes e oradores, com algumas sugestões de temas para o próximo workshop.
Jorge Gamito Pereira encerrou a sessão referindo as condições para a candidatura a Engenheiro Perito através do Portal da OE e convidando os membros a participar com sugestões e ideias a enquadrar nas próximas edições deste workshop.
O conteúdo desta sessão pode ser visionado aqui...