Já foram criadas 43 413 novas empresas em 2023

Subsetor da «construção de edifícios» com elevados aumentos na criação de empresas.

15 de novembro, 2023
Já foram criadas 43 413 novas empresas em 2023
Segundo o Barómetro da Informa D&B, entre 1 de janeiro e 31 de outubro foram criadas 43 413 novas empresas em Portugal. Subsetores da ‘construção de edifícios’ e ‘restaurantes’ com aumentos expressivos na criação de empresas.
A grande maioria dos setores registam crescimento na constituição de empresas, com especial destaque para os Transportes, Construção e Alojamento e restauração. O setor dos Transportes consolida a tendência de crescimento que se verifica nos últimos anos, representando 70% do aumento global do número de novas empresas neste período, com mais 1 699 empresas (+48%) em relação ao período homólogo.

Os setores da Construção e do Alojamento e restauração têm até final de outubro crescimentos significativos a rondar os 10% face ao mesmo período do ano anterior. Na Construção, o aumento é transversal a todos os subsetores, sendo maioritariamente suportado pela Construção de edifícios (residenciais e não residenciais). Este aumento foi geograficamente mais concentrado nos distritos de Lisboa, Braga, Porto e Faro. No Alojamento e restauração, o crescimento é suportado sobretudo pela Restauração.

Do lado das descidas destacam-se os setores das Atividades Imobiliárias (-10%; -478 constituições), Tecnologias da informação e comunicação (-3,8%; -104 constituições) e Indústrias (-3,8%; -69 constituições).

O distrito de Lisboa foi o que registou a maior descida do número de constituições no setor das Atividades imobiliárias, com menos 303 (-17%) novas empresas deste setor no acumulado deste ano face ao mesmo período do ano anterior.


Encerraram 10 224 empresas

Até 31 de outubro, registaram-se 10 224 encerramentos de empresas em Portugal.

No acumulado dos últimos 12 meses, este indicador atinge os 14 457 encerramentos, um registo 1,2% abaixo dos 12 meses anteriores. Nesta análise, metade dos setores de atividade registam mais encerramentos que há 12 meses, destacando-se as Tecnologias da informação e comunicação (+8,8%; 57 encerramentos) e as Atividades imobiliárias (+6,6%; + 73 encerramentos), os dois setores que mais desceram o número de constituições neste período.


Insolvência estão a crescer desde o início do ano

O aumento do número de processos de insolvência tem-se verificado todos os meses deste ano, com exceção do mês de abril.

No acumulado de janeiro a outubro deste ano, registaram-se 1 623 novos processos de insolvência, mais 268 (+20%) do que no mesmo período de 2022. O crescimento das insolvências é transversal a quase todos os setores de atividade, destacando-se as Indústrias pelo maior aumento (+44%; +114 processos de insolvência).

Ver Barómetro.