Portugal avança com 10 mil milhões para responder às tarifas aduaneiras
Governo anuncia pacote de medidas.
11 de abril, 2025

Crédito da Foto Freepik
O Executivo preparou um conjunto de medidas «com um volume superior a dez mil milhões de euros» para responder às tarifas aduaneiras aplicadas pelos Estados Unidos, anunciou o primeiro-ministro, Luís Montenegro.
«O Governo, no seguimento de intensos contactos com associações empresariais e económicas, preparou um conjunto de medidas e que têm um volume superior a 10 mil milhões de euros», disse Montenegro, citado pela Lusa, referindo-se ao 'Programa Reforçar'.
Luís Montenegro falava na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros dedicada às tarifas aduaneiras aplicadas pelos Estados Unidos da América, que se realizou na residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa.
Ao todo, são quatro medidas para o apoio rápido às empresas exportadoras, face às tarifas lançadas pelos EUA, que passam por linhas de crédito, seguros de crédito e a expansão de apoios à internacionalização.
O primeiro-ministro defendeu que «a prioridade absoluta passa pela negociação com os Estados Unidos» e assegurou que Portugal está completamente alinhado com as posições tomadas pela Comissão Europeia.
A diversificação de mercados e a concretização rápida do acordo já assinado entre a UE e o Mercosul foram outras das prioridades defendidas pelo primeiro-ministro português, que saudou a pausa de 90 dias nas tarifas anunciada na terça-feira pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.