A Agência Internacional de Energia (AIE) divulgou a edição de 2025 do seu relatório anual dedicado às renováveis, que analisa a evolução e as previsões das energias renováveis até 2030.
O documento indica que a capacidade mundial de energias renováveis poderá duplicar até 2030, com um aumento de cerca de 4.600 GW.
A energia solar fotovoltaica será responsável por 80% deste crescimento. No entanto, a IEA alerta que os países não estão a trilhar o caminho certo para triplicar a capacidade de energias renováveis até 2030, meta definida na COP28.
Entre os principais desafios encontram-se: o financiamento dos projetos e acesso a capital; as cadeias de abastecimento ainda muito concentradas; a integração nas redes elétricas cada vez mais exigente; e a necessidade de maior flexibilidade no sistema energético.
Já Portugal, ocupa o 5.º lugar mundial no que se refere a energias renováveis variáveis (cerca de 65%). Nos próximos cinco anos, o país deverá atingir cerca de 90% de energias renováveis na sua produção de eletricidade, com as fontes variáveis a contribuírem para mais de metade. A energia solar fotovoltaica deverá representar, pelo menos, um terço da produção de eletricidade até 2030.
Saiba mais
aqui.