Agentes cancerígenos no trabalho: dos factos às soluções

Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) promove informação sobre o tema

22 de outubro, 2025
Agentes cancerígenos no trabalho: dos factos às soluções
Crédito da Foto: stop carcinogens at work
Todos os anos cerca de 100.000 pessoas na União Europeia (UE) morrem de cancro causado por exposição a agentes cancerígenos no trabalho. E mais de 120.000 pessoas são diagnosticadas com cancro relacionado com o trabalho.
O risco de cancro resultante da exposição a agentes cancerígenos no local de trabalho depende do tipo e nível de exposição, duração e suscetibilidade individual. Os empregadores são legal e eticamente obrigados a minimizar esses riscos através de medidas de controlo, seguindo o Princípio STOP.

Neste sentido, foram desenvolvidos quatro folhetos, destinados a fornecer informação de apoio aos empregadores no seu processo de tomada de decisão, utilizando o princípio STOP, que descreve a ordem de prioridade das medidas de proteção:

S… Substituição – substitui as substâncias perigosas por substâncias ou processos menos perigosos. A substituição é sempre a primeira medida a considerar.
T… Medidas técnicas – desde sistemas fechados até à aspiração eficaz do ar, muitas técnicas ajudam a reduzir drasticamente a exposição a agentes cancerígenos.
O… Medidas organizacionais – podem consistir em políticas internas e/ou métodos de organização. Estas medidas só devem ser utilizadas para proporcionar uma proteção adicional. Devem também ser consideradas para situações de emergência e para os trabalhadores que efetuam trabalhos regulares de limpeza e de manutenção.
P… Proteção individual – por vezes, a substituição não é possível e as medidas técnicas e organizacionais não são suficientes. Nesse caso, tem que ser utilizada proteção individual.

«Ao compreender os perigos dos agentes cancerígenos no local de trabalho e ao tomar medidas proativas, podemos reduzir a incidência do cancro profissional e criar ambientes de trabalho mais seguros para todos», refere a ACT numa nota no seu site.

Saiba mais aqui.