Bruxelas publica relatório sobre o Estado da União da Energia de 2025

Documento apresenta diagnóstico das políticas energéticas da UE

12 de novembro, 2025
Bruxelas publica relatório sobre o Estado da União da Energia de 2025
Crédito da Foto: Freepik
No relatório consta uma análise abrangente dos progressos realizados pelos Estados-membros na implementação das políticas energéticas europeias, com destaque para a transição energética, a segurança do abastecimento e o investimento em energias limpas.
Portugal é mencionado em três pontos relevantes:
  • A aprovação, em abril de 2025, de um esquema de redução da taxa sobre eletricidade, com um montante estimado de 612 milhões de euros, dirigido a setores industriais com forte dependência energética e exposição ao comércio internacional;
  • A referência ao apagão ibérico, de 28 de abril de 2025, que afetou toda a Península Ibérica e uma pequena área em França. A restauração das redes de transporte de eletricidade foi concluída na mesma noite, em conformidade com o Código Europeu de Emergência e Restabelecimento. A Comissão Europeia está a acompanhar os fatores subjacentes ao evento, com base nos relatórios ex-post submetidos por Portugal e Espanha (documentos técnicos, elaborados após o evento, que avaliam as causas, a resposta operacional e as medidas adotadas, com vista à melhoria da segurança do abastecimento a nível europeu);
  • A evolução do consumo final de energia que, em Portugal, aumentou desde 2019, à semelhança do que se verificou em Malta e na Croácia, ao contrário da tendência de redução observada na maioria dos Estados-membros, refletindo as especificidades nacionais e os diferentes pontos de partida.
O relatório deste ano apresenta os progressos realizados em 2024-2025, descrevendo a forma como a UE respondeu à evolução dos desafios mundiais e internos no primeiro ano do mandato da Comissão Europeia.

Aceda ao documento aqui.