Preços na produção industrial aumentaram 8,9%

Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE)

16 de julho de 2021
Preços na produção industrial aumentaram 8,9%
Todos os grandes agrupamentos industriais apresentaram contributos positivos e mais expressivos que no mês anterior”, segundo o INE. O maior contributo veio dos agrupamentos de Energia e Bens Intermédios.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) indicou, esta sexta-feira, que os preços na Produção Industrial subiram 8,9% em junho de 2021.

Segundo o INE “o Índice de Preços na Produção Industrial (IPPI) registou um aumento homólogo de 8,9% em junho (7,7% no mês anterior). Todos os Grandes Agrupamentos Industriais apresentaram contributos positivos e mais expressivos que no mês anterior”.

Os contributos mais intensos partem dos agrupamentos de Energia e Bens Intermédios que obtiveram 4,2 e 3,8 pontos percentuais (p.p.), respetivamente, resultantes de variações homólogas de 24,3% e 10,3%, quando em maio os valores registados eram de 24,0% e 8,2% pela mesma ordem. Com exceção para o agrupamento de Energia, a variação dos preços na produção industrial foi 5,6% (4,4% em maio).

Por sua vez, o índice da secção das Indústrias Transformadoras teve uma variação homóloga de 7,3% (6,3% no mês precedente), contribuindo com 6,5 p.p. para a variação do índice total.

Relativamente à variação homologa trimestral, o INE indica que o “índice agregado registou uma variação homóloga de 7,2% no 2.º trimestre de 2021 (no trimestre anterior, esta variação tinha sido menos 1,5%). Os agrupamentos de Energia e Bens Intermédios apresentaram contributos de, respetivamente, 3,7 p.p. e 2,9 p.p., resultantes de variações de 21,8%% e de 7,8% (menos 10,3% e 1,1% no 1.º trimestre, pela mesma ordem)”.

Quanto à variação mensal, Os preços na Produção Industrial apresentaram uma variação mensal de 1,6%, quando em junho do ano passado era de 0,5%.  A secção das Indústrias Transformadoras obteve um avança de 1,1% (variação de 0,2% no mesmo período de 2020).

Fonte: jornaleconomico.sapo.pt

Adicionar comentário