Carga fiscal é mais pesada face a Espanha e UE

Preço da gasolina e do gasóleo disparam mais de 30% em Portugal

14 de outubro, 2021
Carga fiscal é mais pesada face a Espanha e UE
Em Portugal, a carga fiscal pesa mais sete pontos face a Espanha tanto na gasolina como no gasóleo.
A carga fiscal nos combustíveis em Portugal é superior à registada em Espanha e na União Europeia. Nos dados mais recentes, o peso da carga fiscal nacional supera em sete pontos a de Espanha (tanto no gasóleo como na gasolina).

No gasóleo simples, a carga fiscal em Portugal pesa 56% no preço final (1,393 euros por litro), contra os 52% registados na União Europeia (1,277 euros) e os 49% de Espanha (1,206 euros). Estes dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) são relativos ao segundo trimestre de 2021.
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“O peso fiscal em Portugal justificou a prática de preços 19 cêntimos por litro mais caros do que em Espanha. Sem impostos, os preços médios nacionais encontram-se alinhados aos do país vizinho”, conclui a ERSE sobre o ‘diesel’.

E continua: o preço médio de venda nacional “situou-se acima dos valores médios da UE-27, atribuindo a Portugal o 6º lugar dos preços mais caros. Sem impostos, os preços sobem cinco posições no ranking UE-27”.

Na gasolina 95 simples, a carga fiscal em Portugal pesa 60% no preço final (1,602 euros por litro), contra os 57% registados na União Europeia (1,389 euros) e os 53% de Espanha (1,346 euros), segundo os dados da ERSE relativos ao segundo trimestre.
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No caso da gasolina 95 simples, Portugal praticou um preço médio de venda “sem impostos mais baixo do que em Espanha. A carga fiscal aplicada em Portugal (60%) justificou a menor competitividade dos preços no contexto da Península Ibérica. Os PMV nacionais são mais caros do que a média UE-27, situando-se na quinta posição dos países com preços mais altos”.

Olhando para os preços sem impostos, Portugal volta a liderar no gasóleo simples: 0,619 euros contra os 0,168 euros em Espanha e 0,609 na União Europeia.

Na gasolina simples, Espanha lidera nos preços sem impostos (0,639 euros por litro), contra os 0,634 euros registados em Portugal e os 0,588 registados na União Europeia.


Preço da gasolina e do gasóleo disparam mais de 30% em Portugal

Os preços dos combustíveis dispararam mais de 30% em Portugal no espaço de um ano e meio, sobrecarregando os bolsos de empresas e famílias.

Analisando o período desde o início de 2020 até ao dia de hoje, o preço do gasóleo simples atingiu um mínimo em maio de 2020: 1,140 euros por litro. Atualmente, o preço médio do mês de outubro atinge os 1,503 euros por litro.

A partir daqui voltou a subir novamente até agosto de 2020 (1,237 euros por litro), descendo depois para 1,203 euros por litro em outubro do ano passado. Desde então a sua subida foi imparável.

Já a gasolina simples 95 também sofreu uma subida avassaladora desde meados do ano passado. Em abril de 2020, a gasolina atingia um preço médio de 1,254 euros por litro na bomba. Neste momento, este combustível custa 1,699 euros por litro, mais 35% face a abril do ano passado.

Olhando para os preços diários, a 2 de maio de 2020, a gasolina atingiu o preço mais baixo (no período entre o início de 2020 e o dia de hoje): 1,23 euros por litro. Ao dia de hoje, o preço médio da 95 está nos 1,74 euros por litro. Contas feitas, a gasolina 95 simples custa mais 41,4% quando os portugueses vão às bombas.

A subida dos preços está diretamente relacionada com o aumento do preço do barril de petróleo de Brent, a referência para Portugal: no espaço de um ano o Brent disparou 96% para 83,18 dólares (preço de fecho de quarta-feira).

Numa análise aos preços dos combustíveis no primeiro semestre deste ano, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) concluiu que a carga fiscal em Portugal pesa 63% no preço final da gasolina simples 95, contra os 60% da média europeia. No caso do gasóleo simples, o regulador aponta que a carga fiscal em Portugal pesa 58% conta os 54% a nível europeu.

O preço dos combustíveis está a provocar a revolta nas redes sociais. Mais de 200 mil pessoas já aderiram ao grupo “Greve aos combustíveis” que defende uma greve aos abastecimentos nos dias 15, 21, 22, 28 e 29 de outubro, assim como o bloqueio das pontes 25 de Abril e Vasco da Gama.

O Governo tem apontado o dedo às margens de lucro das gasolineiras e petrolíferas. Para tentar conter o que considera ser a prática de margens excessivas, o executivo de António Costa apresentou uma proposta, já aprovada pelo Parlamento, para limitar as margens nos combustíveis. Nas contas do Governo, este mecanismo permitiria a descida de nove cêntimos por litro de gasolina, e um cêntimo por litro no gasóleo.

O objetivo é fixar a “margem máxima de venda dos combustíveis, margem essa que é um somatório de margens que tem a ver com o transporte, armazenamento, distribuição grossista e retalhista. A venda sobre todas elas, conhecemos os valores de referência, que continuam a ser calculados dia a dia pela ENSE”, disse o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, em julho, quando o Governo aprovou a medida.

Fonte: jornaleconomico.sapo.pt